sábado, 23 de novembro de 2013

Turismo Industriale in Italia (Turismo Industrial na Itália). Ferrari

Há várias formas de turismo, como cultural, esportivo ou lazer, gastronômico e o mais comum o histórico, mas uma modalidade que está surgindo é o turismo industrial. O turismo industrial é aquele que nos permite conhecer a história, o processo, o produto e tudo mais que a empresa ou indústria pode nos ofertar. Sou um estudante de engenharia na Itália e resolvi passar alguns destinos para quem está passando aqui pela Itália.

Hoje escolhi falar sobre uma Industria de grande renome, conhecida mundialmente localizada bem perto de onde moro. Falo da Montadora de automóveis FERRARI, um mito que encanta todos os gostos.  



Localiza-se nas cidades de Modena e Maranello, na Provincia de Modena, ao norte da Itália na região de Emilia-Romagna. Fundada no fim dos anos trinta do século passado a Scuderia Ferrari, a primeira equipe de automobilismo independente das fábricas, mas com vínculos com a Alfa Romeo, já que seu Fundador Enzo Anselmo Ferrari trabalhou como piloto e depois como responsável pelo departamento competição de automóveis na Alfa Romeo. Só no ano de 1939, dez anos após a criação da Ferrari, teve o vínculo cortado com a Alfa Romeo, e passou a fabricar devido a Segunda Grande Guerra equipamentos agrícolas e carros. Foi durante a guerra que surgiu o primeiro carro totalmente produzido pela montadora, chamado Modelo 815.



Pós-guerra, Enzo compra um terreno em Maranello, há 40 minutos de Modena e amplia sua montadora. No fim dos anos 40 a montadora inicia a produção de carros esportivos. Agora a Ferrari saía das pistas para as ruas, o que fez com que a Ferrari ficasse realmente dívida entre carros de competições e carros comerciais. Em 1969, a empresa sofreu diversos problemas econômicos onde sua única solução foi vender 50% de suas ações a FIAT. A montadora passou por dificuldades econômicas até o final dos anos 80, onde fabricava e vendia automóveis esportivos para cobrir o custo com a scuderia de Formula 1. Com a morte de Enzo Ferrari, a empresa se modernizou e tornou novamente uma empresa rentável de sucesso. Hoje podemos conhecer todos esses episódios visitando o Museo Casa Enzo Ferrari, em Modena, e a Galleria Ferrari em Maranello.





O Museo Casa Enzo Ferrari é o local onde podemos encontrar todo o processo evolutivo da grandiosa Montadora de Automóveis. Abaixo fotos do museu onde podemos ver a Oficina de Enzo Ferrari e uma bellissima de estrutura moderna de vanguarda, o salão onde apresenta modelos de automoveis e objetos da coleção privada de Enzo Ferrari.













E na Galleria Ferrari encontra-se uma enorme coleção de automóveis, a galeria das vitórias e as técnicas de produção, lá também podemos encontrar também sempre os modelos da montadora que estão sendo lançados nos grandes salões do automóvel no mundo. Há um micro-ônibus que transporta turistas da Casa Enzo Ferrari a Galleria Ferrari, e vice-versa, que permite facilmente você conhecer no mesmo dia os dois destinos.
Fotos da Galleria Ferrari
















Em Maranello conta também com o túnel de ventos, onde um ventilador, com cinco metros de diâmetro, produz turbulências enquanto o carro é monitorado por mais de 300 sensores. 


A empresa segue fielmente a filosofia de Enzo Ferrari de manter o controle sobre toda a produção. A FERRARI não tem um sistema de visitas abertas ao público. É um circuito para poucos. Você precisa ter uma longa e sólida ligação com a prestigiada montadora ou com um de seus concessionários para visitar a unidade fabril de Maranello. Abaixo fotos da montadora que tirei em uma visita a Maranello.











Em Maranello você pode facilmente guiar diversos modelos. Empresa externa a montadora fornecem a possibilidade de guiar, os preços variam com o modelo e tempo, passando de 50 euros a 800 euros com direito ou não de filmagem do circuito em uma Ferrari.







Bem, agora um pequeno relato sobre a Ferrari: Fundada em 1929, com sede mundial na cidade de Maranello, Itália, tem como proprietário a FIAT S.P.A, não tem seu capital aberto, obtém um faturamento de 1.77 bilhões de euros e retira de lucro 245 milhões de euros, sua marca que é avaliada em 3.562 bilhões de dólares. Conta com 30 lojas próprias e tem acesso a mais de 100 países através de revendedoras autorizadas, é uma empresa do segmento automotivo porem atua no licenciamentos de produtos. O cavalinho empinado e a cor vermelha de seus carros são suas principais características.


   

Um comentário:

  1. Muito legal o post!
    Como um não fã de carros, surpreendemente gostei das informações.
    O nome Ferrari já carrega um peso e uma tradição, agora sabemos a razão!
    Porém, pessoalmente, o carro que mais me agrada é o meu sonho de consumo, é o Defender 110 da Land Rover.
    Continue postando ;)

    Abraços

    P.S.: adorei as fotos

    ResponderExcluir