domingo, 17 de novembro de 2013

Apresentações

Bem, vou começar esse blog com apresentações de quem sou e onde estou:
Sou João Otávio De Barros Berbert, aluno do curso de Engenharia Mecatrônica do InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais campusJuiz de Fora, faço parte do Programa Ciência Sem Fronteiras na Itália. Estudo Laurea Magistrale Ingegneria Meccatronica na Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia, na cidade de Reggio Emilia, o programa tem um período de um ano de intercambio. Cheguei na Itália no dia 21 de agosto, morei por um mês na cidade Modena, para um curso breve de italiano. Hoje habito a cidade de Reggio Emilia.


Reggio Emilia assim como Modena, é uma cidade da região da Emilia-Romagna. Sendo capital da sua província, de mesmo nome. Reggio Emilia faz divisa com a província de Modena e Parma, com cerca de 160 mil habitantes. A cidade de Reggio Emilia se encontra em uma posição estratégica no centro/norte da Itália. É bem conectada com o restante do país e está entre as 10 cidades italianas com maior padrão de vida. A região possui uma grande concentração de empresas, que está entre as maiores de toda a Europa.




Università Degli Studi Di Modena e Reggio Emilia é uma das universidades mais antigas da Europa, fundada em 1175. A UNIMORE é composta por mais de 40 cursos, de todos os níveis e áreas, se divide em duas cidades, Modena, sendo o maior campus, e Reggio Emilia. O campus Reggio Emilia não é o mesmo de sua fundação, por motivos históricos e econômicos a universidade foi fechada e abertas várias vezes, em 1772 o campus Reggio perdeu o poder de fornecer títulos, ficou sendo tratada como escola, o campus atual teve sua reinauguração no ano de 1998. Hoje é considerada uma das melhores das universidades da Itália e Europa. No ano de 2008 foi reconhecida como a melhor universidade na área tecnológica da Itália.




Campus de Reggio tem como lema “Educarare ad innovare” (“educar para inovar”), neste campus uma característica que se tem como fundamental e notada por mim é que todos os cursos, são estruturados de forma física afim que todos os professores, funcionários pesquisadores e estudantes de diversas áreas frequente os mesmos lugares. Esta ação faz com que gere interação entres as áreas, você pode facilmente encontrar um físico conversando com um engenheiro de computação, um médico conversando com um engenheiro mecânico, e o resultado dessa interação é inovação.


O departamento de Engenharia de Reggio Emilia é composto por dois cursos, engenharia mecatrônica e engenharia de produção a níveis de graduação, mestrado e doutorado. Todos os dois cursos foram criados afim que gerem inovação, a engenharia de produção é guiada por “Innovare l’impresa!” (Inovar a empresa!), já o curso de engenharia mecatrônica por sua vez é guiada por “Innovare la tecnica!” (Inovar a técnica!). O departamento conta com 1 docente para cada 15 alunos, contem 10 programas de mobilidade acadêmicas internacionais (Erasmus, Ciência sem Fronteiras, MORE Overseas e outros), relações com mais de 150 empresas de atuação direta e indireta dentro do departamento e mais de 6 spin off criadas no campus.  

Photo credit: tedxreggioemilia - unimore - solitalia

4 comentários:

  1. muito bacana João!poste mais para sabermos como são as coisas aí. a estrutura da universidade parece ótima!Agarre e aproveite ao máximo essa oportunidade!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da parte de interação. Deve ser muito bom ter profissionais qualificados perto de você. Parabéns pelo primeiro post. Espero por mais notícias!

    ResponderExcluir
  3. Como primeiro post, ficou muito bom. Bem explicativo. Tenho curiosidade p saber com é a cultura italiana, se parece tanto com essas de filmes (hollywoodmente enviesados). Aguardando mais post.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou Helena Julio do Equador, quero falar bem sobre o Sr. Benjamin sobre este assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo que pude para conseguir um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a saber sobre o Sr. Benjamin, então decidi tentar solicitar o empréstimo. Com a vontade de Deus, eles me concederam um empréstimo de 500.000,00 USD. O pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador recusaram, foi realmente fantástico fazer negócios com eles e meu negócio está indo bem agora. E-mail/WhatsApp Contact se você deseja solicitar um empréstimo de them.247officedept@gmail.com WhatsApp Contact: +1-989-394-3740.

    ResponderExcluir